Duda TawilPUBLICATIONS PAR NOS MEMBRES

A reabertura do Museu Carnavalet – História de Paris por Duda Tawil

A reabertura do Museu Carnavalet – História de Paris

Por Duda Tawil, texto e fotos, correpondente do Alma Baiana na França

Após quatro anos de reformas, o Museu Carnavalet – História de Paris, abriu as suas portas em 29 de maio passado. A vida parisiense, em todos os seus aspectos, está, desde então, de volta! É simplesmete o museu mais antigo da Cidade Luz, datando de 1880, com um acervo espetacular de 3800 obras expostas, da Pré-História até a série de fotos de 2020, do confinamento da cidade durante a pandemia. Nada foi esquecido.

É uma viagem no tempo da mais bela e visitada cidade do planeta: o seu modo de vida, seus bairros, as datas marcantes, etc, em pinturas, esculturas, mobiliário, objetos de arte, distintivos e símbolo-mor atribuído à cidade, o  barco, fotografias, desenhos, cartazes e maquetes, no coração da cidade, na Rua de Sévigné, bairro do Marais, 3⁰ distrito.

Ele percorre do período Mesolítico (9000-5000 a.C.), passando pela Idade Média, o Renascimento e o Século das Luzes (do meio do século XVI ao fim do século XVIII), a padroeira da cidade, Santa Genoveva, a Revolução Francesa com a Queda da Batilha, a virada dos séculos XIX/XX com a famosa Belle Époque, as duas Grandes Guerras, e a última parte, de 1977 até os dias de hoje. A sua diretora é Valérie Guillaume. READ MORE