Duda TawilPUBLICATIONS PAR NOS MEMBRES

As “Plumes d’Or” da Associação da Imprensa Estrangeira da França por Duda Tawil

As “Plumes d’Or” da Associação da Imprensa Estrangeira da França

Duda Tawilpor Duda Tawil (texto e fotos)

Os membros da APE – “Association de la Presse Étrangère” – da França estiveram reunidos na cerimônia anual de entrega dos prêmios “Plumes d’Or”, distinção da própria instituição, cuja tradução seria “Canetas de Ouro”, criada pelo seu então presidente Gideon Kouts. Foi organizada conjuntamente com a União dos Jornalistas de Cinema (UJC), e aconteceu no salão de festas da Prefeitura do 16⁰ distrito da Cidade Luz, premiando os melhores críticos e jornalistas de cinemas do ano, franceses e estrangeiros, assim como o cineasta que contribuiu para perpetuar a Sétima Arte e a memória do cinema e através deste na França e no mundo. Este ano, uma homenagem especial foi feita à cultura e ao cinema ucraniano, na provação dramática que atravessa o país e seu povo, atualmente.

Os premiados com, à direita da foto, Gideon Kouts e Philippe Maarek

Os prêmios foram entregues pelo presidente de honra da APE e da comissão de premiação, Gideon Kouts; pelo presidente da UJC, Philippe Maarek; e pelo presidente da APE, o jornalista libanês Elias Masboungi, que em seguida recepcionou os laureados com o tradicional almoço. A cerimônia contou com as presenças de Victoria Gulenko, conselheira cultural da Embaixada da Ucrânia na França, e Anne-Claire Jucobin, adjunta da porta-voz do Ministério da Europa e das Relações Exteriores. A premiação foi a seguinte: Prêmio da Memória de Cinema APE: Igor Minaev, realizador franco-ucraniano, autor de « Cacofonia do Donbass »; Plume d’or de Melhor Crítico Estrangeiro APE-UJC: Lubomir Hosejko, crítico, escritor e historiador de cinema franco-ucraniano; Prêmio Especial do Júri APE-UJC de crítico em atividade na Ucrânia: Daria Badior, fundadora da Associação dos Críticos Ucranianos; Prix UJC para o conjunto da carreira: François Forestier; Prix UJC da Melhor Entrevista: Yal Sadat e Marcos Uzal, pela entrevista de Léa Seydoux publicada nos “Cahiers de Cinéma”; e Prêmio UJC da Crítica da Juventude: Boris Szames.

Mais um flashe, no centro o atual presidente da APE, jornalista Elias Masboungi, com nossos parabéns a todos e sobretudo VIVA A UCRÂNIA!