Duda TawilPUBLICATIONS PAR NOS MEMBRES

Em Paris, um novíssimo museu: Hôtel de la Marine Por Duda Tawil

Em Paris, um novíssimo museu: Hôtel de la Marine

Por Duda Tawil (texto e fotos)

Correspondant des médias brésiliens Alma, A Tarde

A Cidade Luz, conhecida também como a Capital do Mundo, verdadeiro museu a céu aberto, não para de se embelezar e atrair, pois está sempre surpreendendo com as suas novidades: em 10 de junho último, foi inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron, mais um museu, o Hôtel de la Marine.

Está situado no coração de Paris, num dos seus lugares mais emblemáticos, a Praça da Concórdia, e das suas janelas são avistados momentos e lugares icônicos, como o Obelisco, a Torre Eiffel, a Torre Montparnasse, a Assembleia Nacional e o Jardim das Tulherias, num espetacular ângulo de 180⁰.

Primeiro, é importante que se esclareça ao leitor do Alma Baiana que não se trata de um hotel, nem nunca foi. O termo, no passado, era empregado para designar um prédio imponente, majestoso, espaçoso, público ou privado, como uma casa burguesa, tipo um palacete. E mais, acreditem: o primeiro destino desta construção era o depósito de móveis da realeza francesa, para tempos depois abrigar a sede do Ministério e em seguida das Forças Armadas da Marinha, de 1789 até recentemente, 2015. Daí o nome que conserva até hoje.

READ MORE