Duda TawilPUBLICATIONS PAR NOS MEMBRES

Sainte-Chapelle e Conciergerie: monumentos imperdíveis de Paris por Duda Tawil

Sainte-Chapelle e Conciergerie : monumentos imperdíveis de Paris

Por Duda Tawil (texto e fotos)

Correspondant des médias brésiliens Alma, A Tarde

A Cidade Luz possui dois monumentos vizinhos, em pleno centro, e o turista que a visita pela primeira vez não pode deixar passar em branco, pois eles explicam muito do passado da França, ambos no Palais de la Cité, na ilhota de mesmo nome, Cité.

Comecemos pela Sainte-Chapelle, ou Santa Capela, joia da arquitetura gótica, com seus famosos vitrais, recentemente restaurados, verdadeiras paredes de luzes coloridas, e originais em sua quase totalidade. É um deslumbramento! É a maior obra de São Luís, ou Luís IX, rei da França. Ela é o Século XIII, Idade Média, e está no Patrimônio Cultural da Unesco.

Desde 1792 na Santa Capela não são realizados ofícios religiosos. 80% dos seus visitantes são estrangeiros. Os números impressionam: em 2019, recebeu 1,4 milhão de visitantes. Ano passado, devido à pandemia, este número caiu em 84%.

A visita está disponível em 11 línguas. Todas as informações no site www.sainte-chapelle.fr

Ao lado, está a Conciergerie. O monumento é bem mais visível porque está voltado para o Sena, e é um dos cartões-postais da cidade. Trata-se do primeiro palácio dos reis da França e sobretudo conhecido como a última prisão da rainha Maria Antonieta, antes de ser condenada e guilhotinada (seu marido, o rei Luís XVI, teve o mesmo destino, meses antes). O prédio, do século XIV, abriga a maior sala gótica da Europa, e ele remete mais aos tempos da Revolução Francesa (1789 e anos seguintes) do que à realeza em si. READ MORE