Duda TawilPUBLICATIONS PAR NOS MEMBRES

Épernay, a borbulhante capital da Champagne por Duda Tawil

Épernay, a borbulhante capital da Champagne

Por Duda Tawil, texto e fotos, correspondente do Alma Baiana na França

Não tem neste mundo quem não a conheça, ou ouviu falar. Ela remete à celebração, festa, vitória, alegria e elegância: a champanhe. Este néctar dos deuses é a razão de ser de Épernay, capital da região da Champagne, cidade de 23000 habitantes no leste da França (www.epernay.fr), a apenas 1h15 de Paris, com trens saindo da Gare de l’Est (www.sncf.com).

Os números são impressionantes! Nos subterrâneos da cidade, nas suas caves (onde são guardadas as garrafas) existem 200 milhões de garrafas estocadas em 110km de galerias!!! A sua célebre Avenue de Champagne, que tem um quilômetro, conhecida como “Os Champs-Élysées da Champagne” entrou em 2015 para a prestigiosa lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, o que atraiu ainda mais turistas. O recorde, antes da pandemia, foram 500 mil visitantes/ano.

Na avenida estão instaladas quase todas as 35 maisons (não se diz fábricas) de champanhe, de nomes que fazem sonhar e fazem a fama mundial da Champagne, região composta por quatro departamentos franceses. Somente na maison Champagne de Castellane (www.castellane.com), de 1895, com sua torre que é um dos ícones da cidade, uma das casas mais antigas e de maior prestígio, estão estocadas nos seus 6km de galerias de caves…10 milhões de garrafas! READ MORE